Máscara de Solda, sua cor pode influenciar no desempenho do produto?
Verde, azul, preto, vermelho ou branco. Qual a sua cor preferida?
A mais usual em placas de circuitos impressos é a cor verde e não há um motivo intrínseco para isso. Logo após a II Guerra Mundial, com a invenção da solda por imersão, houve uma transformação radical na maneira de montar os circuitos e então foi criado o que hoje chamamos de placa de circuito impresso. Com ela a necessidade de proteger os terminais para evitar que durante o processo de soldagem, a solda invadisse as ilhas gerando curto entre os mesmos. Além desta, outra função para a máscara é blindar os elementos condutores de danos causados por agentes externos, como por exemplo, a umidade.
De lá para cá, convencionou-se o uso da cor verde, e tem sido assim até o presente momento, sendo a maioria das PCI’s fabricadas com esta cor. A escolha por uma cor diferente da convencional se dá em situações, tais como quando o cliente deseja diferenciar visualmente suas placas na linha de montagem, quando seu produto ficará com o circuito impresso exposto e a cor predominante acaba interferindo na exposição do produto final, ou mesmo quando a intenção é apenas ser diferente do padrão. Entretanto, quando falamos a respeito de projetos destinados a iluminação a LED, a cor da máscara aplicada na superfície da PCI passa a ser preponderante no aspecto funcional e não mais apenas estético.
Máscara de Solda Branca
Quando o led emite a luz, parte desta incide sobre a superfície da PCI. Neste caso, para fazer com que uma parcela desta seja refletida, utiliza-se uma máscara de solda de cor branca. Em projetos de iluminação a led (especificados pelo cliente), a Circuibras utiliza o que há de melhor disponível no mercado, trata-se de uma tinta photoimageable que possui alto índice de refletância, baixo grau de descoloração quando submetido a elevadas temperaturas e excelente cobertura de superfície.
Caso queira saber mais, contate-nos.
engenharia@circuibras.com.br