AOI
Automatic Optical Inspection, ou seja, Inspeção Ótica Automática.

Utilize o espaço abaixo para tirar suas dúvidas sobre o significado dos termos técnicos mais específicos.
Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes que recebemos sobre nossos produtos e serviços.
Automatic Optical Inspection, ou seja, Inspeção Ótica Automática.

Porção de material restante após a execução do vinco.

É a relação entre a espessura da placa de circuito impresso com o menor diâmetro de furo.

É a porção de material condutor que envolve completamente um furo. Ele é calculado da seguinte maneira:
Anel mínimo = Di – Db / 2, onde:
Di: diâmetro da ilha corresponde ao furo em questão;
Db: diâmetro da broca* que será utilizada na furação.
Broca*: A broca é a ferramenta utilizada em um equipamento de CNC para executar a furação da PCI. O diâmetro desta broca será determinado pelo fabricante de circuito impresso considerando a tolerância de furação. Exemplo: Um dado furo metalizado possui o diâmetro final de 0.50mm. Sua tolerância de furação é +/-0.10mm. A broca utilizada para a furação da PCI será de 0.60mm, pois ainda neste furo será adicionado cobre em seu interior, de modo que o mesmo ao final desta etapa retorne ao diâmetro original final solicitado de 0.50mm. Recomendamos um anel mínimo de pelo menos 0.12mm (5mil).

O mesmo que thermal relief, corresponde a via de passagem com layout específico presente nas camadas internas de placas multicamadas. É empregada em zonas de maior troca de calor entre o componente em operação e a PCI.

Trata-se de um furo metalizado que liga uma camada externa a outra(s) interna em uma placa de múltiplas camadas, sem penetrar todas as camadas condutoras.

São furos metalizados feitos entre camadas internas de uma PCI de múltiplas camadas.

É a ferramenta utilizada em um equipamento de CNC para executar a furação da PCI. O diâmetro desta broca será determinado pelo fabricante de circuito impresso considerando a tolerância de furação entre outras características presentes no projeto.

Ball Grid Array (Matriz de esferas de solda).

Elemento posicionado sobre uma das regiões onde será feito o vinco e que permite inspecionar automaticamente se os mesmos foram feitos ou não.

Conector de borda utilizado para encaixe em slots.

É a distância existente entre a tangente de um furo (metalizado e/ou não metalizado) ao condutor mais próximo.
d= cobre furo
Controle Numérico Computadorizado

Recurso utilizado para eliminar todos os traços da serigrafia que estejam muito próximos ou mesmo sobre furos metalizados e pads de componentes THT e SMD’s.

Acabamento utilizado para os conectores de borda, aqueles que geralmente são encaixados em slots. O chanfro permite que o encaixe no slot seja feito com maior facilidade, sem causar danos ao slot e também a PCI.

Medida de capacidade (limites tecnológicos) de equipamentos / processos.

É a espessura de material condutor presente no laminado base.

Descolamento que pode ocorrer entre prepreg’s, UT’s e cobre em placas de múltiplas camadas.

Design Rules Checking (Verificação das regras do projeto)

Anel de cobre que circunda o círculo central (fiducial).

Design For Manufacturing (Projeto para a fabricação)

Filamento de máscara de solda que isola um pad de outro. É muito importante para impedir curto

São furos metalizados localizados na borda da placa.

Electroless Nickel Immersion Gold. Trata-se de um acabamento superficial livre de Chumbo, é uma opção para placas que necessitam atender diretiva RoHS.

Trata-se de uma deformação que pode ocorrer na PCI após os processos de fabricação.
A imagem ao lado sinaliza um caso de empenamento.
h= empenamento

Elementos geralmente presentes no cobre da placa e que servem como referência no alinhamento de equipamentos empregados nos processos de fabricação da PCI bem como processos de montagem (inserção de componentes eletrônicos). Sua forma geométrica pode ser de um círculo, quadrado, cruz, entre outros.

Fenda presente em alguns tipos de conectores de borda que funcionam como pokayoke para a inserção da placa na posição correta do slot.

É o material composto basicamente por fibra de vidro com resina epóxi. Trata-se do laminado mais comum utilizado para a fabricação de placas de circuito impresso atualmente.

Ferramenta utilizada para realizar recortes (rasgos) internos e externos na PCI.

Cama de pregos empregado no teste elétrico de PCI’s.

Teste elétrico realizado através de pequenas agulhas em contato com as nets do circuito.

Área de cobre situado na(s) camada(s) interna(s) de uma placa multicamadas correspondente ao plano de terra ou blindagem do circuito.

Formato padrão de arquivo eletrônico utilizado para a fabricação de placas de circuito impresso. É composto basicamente por um conjunto de dcodes (define a forma geométrica da imagem) e lista de coordenadas X e Y que determina a posição dos elementos gráficos.

É a propriedade que certos materiais possuem de absorver água. Entre estes materiais pode-se citar a sílica gel, sulfato de cobre, alginato, silicones e a madeira. A sílica e o sulfato são usados como desumidificantes em embalagens de artigos e em ambientes que requerem proteção contra a umidade.

High frequency (Alta frequência).

High Density Interconection. Sigla empregada para definir circuitos altamente densos e críticos que requerem alta precisão na fabricação e montagem de componentes. Estão presentes em PCI’s com esta classificação furos blind e buried vias, via in pad, trilhas e isolações extremamente pequenas, componentes fine pitch entre outras características críticas.

Termo empregado usualmente para definir um laminado livre de elementos químicos halógenos: flúor, cloro, bromo, iodo, astato e ununséptio.

Hot air leveling, também conhecido como HASL – Hot air solder leveling que significa nivelamento por ar quente. Trata-se de um acabamento superficial comumente empregado em placas que não necessitam atender diretiva RoHS.

É a distância presente entre dois condutores que não são ligados a mesma Net, seja eles trilhas, pads, planos de massa.

IPC (Association Connecting Electronics Industries) é uma associação de comércio internacional que representa todos os ramos da indústria de fabricação de produtos eletrônicos. Dentre seus principais objetivos estão a padronização, treinamento e pesquisa de mercado.

Trata-se da resistência ao fluxo de corrente existente em trilhas pré-definidas na etapa de layout da Placa de Circuito Impresso. Estas trilhas, representadas por uma rede elétrica de resistência combinada, funcionam operando como linhas de transmissão. Em circuitos que operam em alta frequência a integridade do sinal tem de ser fornecida por boas características de impedância dos condutores/trilhas presentes na placa de circuito impresso. Os elementos indicados na imagem interferem diretamente no valor de impedância desejado.
Laser direct image

Livre de Chumbo.

Nomenclatura utilizada principalmente em softwares de CAM para referir-se a camada, seja ela condutora (cobre), cosmética (máscara de solda e simbologia) ou de furação/router de uma PCI.

É o substrato utilizado para fabricação da PCI. Há diversos tipos de materiais com diferentes espessuras e camadas de cobre, bem como propriedades mecânicas e elétricas que afetam o desempenho do circuito elétrico.

Mirror direct image

Trata-se de um descolamento da resina em relação a fibra, provocado principalmente quando a umidade presente no laminado é combinada com alta pressão e choque térmico.

Unidade de medida inglesa que corresponde a milionésima parte da polegada.
Símbolo: mil
Equivalência em mm: 1 mil = 0,025

Unidade de medida de comprimento do sistema internacional de unidades, que corresponde a milionésima parte do milímetro.
Símbolo: µm
Equivalência em mm: 1 µm = 0,001

Abreviação utilizada para indicar “No Plated Thru Hole” (furos não metalizados).

Arquivo que contém as ligações elétricas entre os componentes na placa de circuito, oriundas do esquemático importado para desenvolvimento do layout na etapa de CAD. Na fabricação da PCI, o arquivo de Netlist é utilizado para realizar um teste elétrico visando encontrar as ligações adicionais indesejadas (curto) ou ausentes (abertos).

Organic Solderability Preservative – Este acabamento é uma proteção de superfície através de substância orgânica. Produtos químicos reagem com a superfície do cobre durante o processo gerando substâncias organo-metálicas que protegem a superfície do cobre contra a oxidação.

Unidade de medida inglesa aplicada para massa/distribuída sob uma superfície.
Símbolo: oz
Equivalência em mm: 1oz = 0.035

Abreviação utilizada para indicar “Plated Thru Hole” (furos metalizados).

Printed Circuit Board – Placa de Circuito Impresso

Material que foi impregnado com uma resina curada em uma fase preliminar. Este material é utilizado como isolante na montagem do Stackup de placas multicamadas.

Figura plana utilizada para delimitar os planos de aterramento, alimentação e de regiões sem roteamento na PCI.

Unidade de medida inglesa aplicada para comprimento.
Equivalência em mm: 1 inch = 25,4

Trata-se de um preenchimento feito nos furos vias visando impedir que o fluxo de solda atinja a face oposta ao de solda causando curto.
A= plugging

São furos não metalizados que permitem o destaque da PCI do painel ou mesmo da borda falsa.

Tinta aplicada em regiões que devem ser protegidas na etapa de solda a onda, a fim de evitar o umedecimento de determinados pads. O peelable é uma tinta de fácil retirada e é empregado em regiões que geralmente deseja-se soldar em etapa posterior ao da maioria dos componentes presentas na PCI.

Unidade de medida inglesa aplicada para comprimento/áreas.
Símbolo: ft (‘)
Equivalência em mm: 1′ = 12’ = 300,50

Placa de Circuito Impresso.

Elementos (pads) presentes nas camadas internas de placas de múltiplas camadas e que não possuem conexão com outras nets.

É a nomenclatura atribuída a elementos onde os terminais dos componentes, seja eles THT ou SMD, são soldados (pontos em amarelo na imagem).

Trata-se de uma diretiva presente na legislação da União Européia que diz que dispositivos eletrônicos não pode conter chumbo ou outras substâncias nocivas. Em placas de circuito impresso o controle é feito no laminado base e o acabamento superficial depositado nas superfícies de solda.

Radio Frequency

Correspondem a isolações presentes em pontos que estão na mesma Net.

Estrutura que define a montagem, ou seja, os tipos e espessura dos materiais que compõem uma placa com múltiplas camadas condutoras.

Surface Mount Device (Componentes montados sobre superfície).

Falha no processo de deposição do ENIG.

São as inscrições que são gravadas na superfície da PCI.

Condutor que interconecta os terminais dos componentes na placa de circuito impresso.

Margem de variação dos valores nominais existente nos processos de fabricação.
Through Hole Technology (Componentes montados em furos).

Glass Transition Temperature. É a temperatura de transição vítrea.

Reforço na junção ilha/pista que impede rompimento entre conexões mesmo havendo os desvios padrão dos processos de fabricação de PCI.

Trata-se de uma deformação que pode ocorrer na PCI após os processos de fabricação.
Este desvio caracteriza-se por uma deformação paralela à diagonal de uma placa retangular, de maneira tal que um dos seus vértices não esteja no mesmo plano dos outros três

Underwriters Laboratories (UL) é uma organização fundada em 1894 nos Estados Unidos, responsável por fazer consultoria de segurança e certificação de produtos e empresas.

Acabamento mecânico na PCI que consiste em cortes em ambas as faces. Estes cortes são parciais pois preserva-se uma porção do material chamado alma do vinco. É através da alma que a placa mantem-se presa ao painel e/ou borda falsa.

São furos metalizados (geralmente os menores) que fazem a conexão elétrica entre camadas.

São pads em cobre (sem furação) adicionados as regiões da placa que não possuem circuito. Sua função é a de deixar a camada de cobre na superfície mais homogênea, com isto a deposição de cobre no interior dos furos na etapa de espessamento ocorre de maneira mais equilibrada.

São os arquivos Gerber pós manipulação e que são destinados para a fabricação da PCI.